Cooperações Nacionais

O PPGSAAM realiza intercâmbios nacionais e internacionais com instituições de ensino e pesquisa e com setores públicos e privados, a fim de aprimorar suas atividades acadêmicas, de pesquisa e de extensão.

O grupo de pesquisadores do PPGSAAM tem trabalhado de forma integrada com pesquisadores de outras instituições brasileiras como a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Campus Botucatu (UNESP/Botucatu), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Campus Jaboticabal (UNESP/Jaboticabal), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade de Franca (UNIFRAN), Universidade Rio Verde (UNIRV), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Centro Nacional de Pesquisa em Gado de Corte (EMBRAPA-CNPGC), Instituto Evandro Chagas (IEC), Fundação Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

O PPGSAAM participou de um Procad-Capes/CNPq (071/2013) juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGMV) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)-Campus de Patos, como Instituição Proponente, e com o Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCAn) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)-Campus de Areia. O Procad possibilitou o intercâmbio entre docentes e discentes dos três Programas e discentes de graduação da IES envolvidas, sendo ministradas disciplinas, palestras e seminários e realização de estágios. Adicionalmente, três discentes de Mestrado e Doutorado da UFCG realizaram parte de suas dissertações e teses em laboratórios da UFPA; uma discente de graduação da Faculdade de Medicina Veterinária da UFPB realizou estágio nos Setor de Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos do Hospital Veterinário da UFPA sob supervisão de um docente do PPGSAAM e uma discente de graduação da Faculdade de Medicina Veterinária da UFPA realizou estágio no Setor de Patologia Veterinária da UFPB sob supervisão de um docente do PPGCAn. O referido projeto contribuiu de forma significativa para a consolidação de grupos de pesquisa interinstitucionais e das linhas de pesquisa do PPGSAAM.

No ano de 2013, o PPGSAAM juntamente com IEC, UEPA, USP-Ribeirão Preto e o Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZOOL) do Convênio MPEG/UFPA aprovaram o edital Pró-Amazônia 047/2012 captando R$1.500.000,00 em recursos destinados para custeio de pesquisas, incluindo bolsas de iniciação científica e doutorado, sendo parte dos recursos de custeio e duas bolsas de iniciação científica destinados ao PPGSAAM. Este projeto foi finalizado em 2018 e propiciou o desenvolvimento de muitas dissertações de mestrado e teses de doutorado do PPGSAAM e do PPGZOOL e de projetos de iniciação científica e Trabalhos de Conclusão de Curso de discentes da graduação em Medicina Veterinária da UFPA.

Docentes do PPGSAAM também participaram do projeto intitulado “Desenvolvimento de ferramentas multidiagnósticas para detecção da tuberculose bovina”, realizado em parceria com pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Centro Nacional de Pesquisa em Gado de Corte/MS. Este projeto que iniciou em 2014 teve financiamento pela FUNDECT no valor de R$ 205.000,00 e gerou um caderno técnico e dois artigos científicos publicados em revistas A1 e A2.

Além disso, as parcerias com instituições da região, incluindo o Instituto Evandro Chagas, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária da Amazônia Oriental/PA, Museu Paraense Emílio Goeldi, IBAMA, várias prefeituras de municípios paraenses como Castanhal, São João da Ponta, Curuçá, Inhangapi, São Domingos do Capim, Santa Bárbara do Pará, Peixe-Boi e Viseu, além da Secretaria de Saúde do estado do Pará tem permitido a elaboração de projetos e trabalhos em colaboração.

Outras ações visando a melhoria na formação dos discentes e a integração entre Programas de Pós-graduação foram realizadas, onde discentes do PPGSAAM fizeram treinamentos e desenvolveram parte dos seus projetos de dissertação em laboratórios de outras IES, como a USP, UFCG, UFRRJ e institutos de pesquisa, como o Instituto Evandro Chagas (IEC) e o Museu Emílio Goeldi (MPEG). A equipe do MPEG tem estreitado os laços de colaboração através da co-orientação de uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado no PPGSAAM.

Em 2015 dois discentes de doutorado realizaram intercâmbio de treinamento técnico no Laboratório de Biologia Molecular da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, referente a clonagem e filogenia para utilização nas suas teses. No ano de 2016, dois docentes realizaram treinamento técnico em instituições de pesquisa. Um docente realizou treinamento na FIOCRUZ/IOC, no Laboratório de Biologia de Tripanosomatídeos do Serviço de Referência em Taxonomia e Diagnóstico de Reservatórios Silvestres das Leishmanioses. O outro docente foi para UNESP/Botucatu fazer parceria técnica com o grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Jayme Sousa Neto e desta parceria surgiu o projeto de cooperação que visa estudar a metagenômica da flora intestinal de barbeiros silvestres da Amazônia Oriental e sua influência na vetoração de Trypanosoma cruzi, tema de tese de uma doutoranda do PPGSAAM.

Outros docentes são consultores ad hoc de periódicos nacionais e internacionais e consultores de agências financiadoras como a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul e Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).

 

Cooperações Internacionais

A UFPA tem incentivado a internacionalização dos Programas de Pós-graduação através do Programa de Apoio a Cooperação Internacional (PACI) que visa incentivar a colaboração entre Grupos de Pesquisa vinculados aos Programas de Pós-Graduação da referida instituição e grupos de pesquisa de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do exterior.

Até o momento, docentes do PPGSAAM aprovaram quatro propostas pelo PACI que possibilitaram o intercâmbio com pesquisadores da University of Minnesota-USA, da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC)-Espanha, da Universidad Mayor de San Marcos-Peru e da University of Florida- USA. Pesquisadores dessas universidades estiveram no PPGSAAM ministrando palestras, fazendo atividades de campo e elaborando projetos de pesquisa juntamente com os docentes e discentes do Programa.

Em 2011 o Dr. Aníbal Guilhermo Armién, da Universidade de Minnesota/EUA, permaneceu uma semana com docentes e discentes do PPGSAAM e essa parceria possibilitou a elaboração e aprovação de um projeto no Edital Universal CNPq em 2013 e a publicação de dois artigos A2.

Em 2015 a Dra. Eva Pulpillo Sierra, do Instituto Universitario de Sanidad Animal (IUSA) da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), Espanha, esteve no PPGSAAM. Durante sua estadia a pesquisadora realizou pesquisa de campo juntamente com docentes e discentes do PPGSAAM e ministrou palestra para os discentes da graduação e pós-graduação. Essa parceria resultou no desenvolvimento de uma dissertação de uma publicação científica em revista B1.

Em 2018 duas propostas foram aprovadas pelo PACI e viabilizaram a vinda dos pesquisadores Dr. Robert K. Bonde da University of Florida/Estados Unidos da América e Dr. Sergio Eli Recuenco Cabrera, da Universidad Nacional Mayor de San Marcos/Peru. O Dr. Robert K. Bond ministrou palestra no PPGSAAM, no Campus do Guamá/UFPA e no Museu Emilio Goeldi para discentes de graduação e pós-graduação. Foi realizada viagem de campo a Ilha do Marajó com docentes e discentes do PPGSAAM para manejo de um peixe-boi em cativeiro, sendo elaborado também um projeto submetido ao Edital Universal de 2018. A vinda do Dr. Sergio Recuenco, que tem ampla experiência em epidemiologia da raiva transmitida por morcegos, permitiu o delineamento de um projeto de pesquisa nessa área com participação de docentes e discentes do PPGSAAM. Além disso, o pesquisador ministrou uma palestra para toda comunidade acadêmica, onde também estiveram presentes representantes da Secretaria de Saúde Pública do Pará (SESPA) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARA). O pesquisador realizou um trabalho de reconhecimento de campo nas ilhas de Curuçá, área de estudo do projeto em parceria. Nessa oportunidade, discentes do Programa puderam vivenciar um dia de campo com os ensinamentos e observações desse pesquisador, o que contribuiu significativamente para a percepção dos discentes da realidade local.

Ainda em 2018, um docente do PPGSAAM aprovou uma proposta pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos (PAEV) da CAPES que viabilizou a realização do Congresso Internacional de Cirurgia Veterinária pela primeira vez na Região Amazônica. Esse evento contou com o apoio logístico de outros docentes e discentes do PPGSAAM que auxiliaram na organização. Dez pesquisadores internacionais ministraram palestras e houve uma participação expressiva de discentes de graduação e de pós-graduação da UFPA e de outras IES de diferentes estados. Adicionalmente, os docentes do PPGSAAM realizaram uma parceria científica com pesquisadores nacionais e internacionais vinculados ao Instituto de Ciência e Tecnologia para o Controle das Intoxicações por Plantas-CNPq, resultando na publicação de dois artigos no ano de 2015, em revistas A2 e B1.

O PPGSAAM também viabiliza o intercâmbio internacional para discentes estrangeiros e brasileiros. O Programa participa do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC), uma iniciativa do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Programa de Estudantes de Convênio de Graduação (PEC-G), disponibilizando uma bolsa de mestrado para estudantes estrangeiros. Através deste intercâmbio, dois discentes estrangeiros, sendo um do Panamá e outro do Equador, defenderam suas dissertações em 2016 e 2018, respectivamente. Em 2019 uma discente da Colômbia finalizou seu mestrado e em março um discente de El Salvador ingressou no Programa. Em 2016, o PPGSAAM recebeu uma cota de bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) e viabilizou o intercâmbio internacional de três pós-graduandos. Dois destes pós-graduandos realizaram seu plano de trabalho na Universidade de Emory-Estados Unidos da América e um discente realizou seu plano na Universidade de Pisa-Itália.