O PPGSAAM tem como um de seus principais pilares a formação de recursos humanos, com base na educação, em nível de pós graduação, de profissionais que possam contribuir no desenvolvimento da Região Amazônica e do restante do país. Para tal, o programa investe em disciplinas nas linhas de pesquisa do programa e disciplinas voltadas a docência.

Além disso, nossos discentes são encorajados a ter contato com a educação, a partir da execução de atividades extensionistas que envolvem escolas do estado do Pará e associações comunitárias, fazendo com que os futuros professores/pesquisadores possam se ambientar a comunidade ao qual estão inseridos. Ainda, os alunos desenvolvem atividade docente sob supervisão para cursos de graduação da UFPA e de outras instituições de nível técnico e superior, no intuito de desenvolver atividades inerentes da vida profissional de um professor.

A popularização da Ciência e Tecnologia é também exercitada no Programa, a partir da participação constante de docentes e discentes em eventos científicos de relevância , onde os novos produtos, técnicas e demais inovações produzidos no PPGSAAM são submetidos a avaliação por pares e há a possibilidade da divulgação cientifica do que é produzido pelo referido programa. A divulgação à população local é sempre realizada concomitantemente, seja a partir da devolutivas dos resultados obtidos em projetos de pesquisa, do desenvolvimento de treinamentos e da realização de palestras para diferentes públicos.